Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PACIENTE COM SINDROME DE CAPLAN E ERITEMA INDURATUM DE BAZIN: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A síndrome de Caplan (SC) é uma condição rara que afeta pacientes com artrite reumatoide (AR) submetidos a exposição a materiais inalatórios irritativos, como carvão e sílica, causando pneumoconiose. O aumento de resposta inflamatória a tais antígenos deflagrada pela condição autoimune da AR parece ser a base fisiopatológica da SC. Ainda mais raro, o eritema induratum de Bazin (EIB) é uma manifestação de hipersensibilidade tuberculínica expressa em nódulos violáceos com tendência à ulceração.

Objetivos

Relatar um caso de paciente com associação de síndrome de caplan e eritema induratum de bazin

Delineamento e Métodos

.

Resultados

L.J.S, homem, 46 anos com artrite em mãos e punhos há 3 meses. Referia dor, edema, rigidez matinal, inicialmente em pequenas articulações e posteriormente acometendo médias e grandes também. Apresentava dor torácica ventilatório-dependente e perda ponderal importante desde o início do quadro. Tinha história de exposição de longa data à sílica em uma indústria de argamassa. Há uma semana da admissão apresentou episódio febril e piora dos sintomas articulares. Tinha uma tumoração medindo 7 centímetros surgida há uma semana em panturrilha esquerda com flutuações, pontos de necrose e intensa flogose, lesões semelhantes menores em perna direita e unhas das mãos com lesões pustulosas necróticas. Biópsia da lesão compatível com EIB. Exames evidenciaram leucocitose importante, aumento de proteína C reativa, elevação de fator reumatoide (814 UI/ml) e anticorpo citrulina (186 UI/ml). Tomografia de tórax sem contraste contatou múltiplos micronódulos em parênquima com atenuação de partes moles de distribuição randômica e aumento de linfonodos mediastinais, achados sugestivos de pneumoconiose. Somando este achado ao preenchimento pleno de critérios para diagnóstico de artrite reumatoide, paciente enquadrado como portador da síndrome de Caplan.

Conclusões/Considerações finais

Temos neste caso de evolução rápida a concomitância de SC e EIB, duas entidades raras de difícil suspeição clínica. Não foram localizadas evidências de que essa associação seja recorrente ou que faça parte de um mesmo espectro clínico.

Palavras-chave

Síndrome de Caplan; Artrite Reumatoide; Pneumoconiose; Eritema Induratum de Bazin.

Área

Clínica Médica Geral

Instituições

Hospital das Clínicas - UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

BRUNNA RANA, Pedro Alves Gouveia, Matheus Augusto de Oliveira Amorin, Carolina Cavalcanti Gonçalves Ferreira, Bruno Alves da Mota Rocha, Júlio Zoé Medeiros de Brito