Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AO INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO EM PACIENTES JOVENS

Fundamentação/Introdução

Atualmente vem se observando que a exposição aos fatores de risco (FR) do infarto agudo do miocárdio (IAM) inicia-se na infância e fortalece-se na juventude. Estudos apontam para o surgimento de lesões ateroscleróticas durante a infância, que são agravadas durante a adolescência e que tem como contribuição o baixo nível de escolaridade, a falta de informação e o acesso a uma saúde básica adequada. A exposição precoce ao tabagismo e a obesidade, entre outros, são listadas como causas de (IAM) em jovens. Um dos (FR) mais comuns é a presença de drogas sintéticas ilícitas favorecendo assim a instalação deste nas faixas etárias mais baixas, mostrando-se na maioria das vezes com alto grau de letalidade.

Objetivos

Evidenciar os (FR) associados aos pacientes jovens com (IAM) levando em consideração a situação social vigente.

Delineamento e Métodos

Estudo desenvolvido através de revisão sistemática da literatura, com abordagem qualitativa.

Resultados

Fica evidente que grande parte dos pacientes jovens com (IAM) tem pelo menos um fator de risco que leva ao agravo deste, e que estes (FR) são: tabagismo, dislipidemias, histórico familiar e uso de drogas.

Conclusões/Considerações finais

Portanto, conclui-se, que as discussões científicas que abordam a temática do infarto agudo do miocárdio (IAM) em adultos jovens, seus fatores de risco e suas condutas terapêuticas, forneceram informações importantes para conduzir possíveis ações para a prevenção do surgimento de tal agravo. No entanto, é importante salientar que o investimento em políticas de prevenção e incentivo à diminuição dos fatores de risco, e também em educação, são de suma importância para diminuição deste problema.

Palavras-chave

Infarto; Pacientes Jovens; IAM; Fatores de risco.

Área

Cardiologia

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

LUIZ EDUARDO GONDIM SILVA, Breno Magno Gomes Pereira