Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES QUE CHEGARAM A OBITO POR QUEIMADURA NA PARAIBA ENTRE OS ANOS DE 2011 A 2021

Fundamentação/Introdução

A queimadura consiste em uma das formas mais graves que envolvem o trauma nos pacientes, envolvendo jovens, adultos e crianças. No Brasil, estima-se que 1.000.000 de indivíduos se queimem por ano, porém, os dados concretos ainda são escassos. Por se tratar de um trauma de grande complexidade, o manejo e tratamento desses pacientes são de difícil êxito, por isso diversos óbitos ocorrem anualmente transitando nas diversas faixas etárias.

Objetivos

Analisar as características epidemiológicas dos pacientes que chegaram a óbito por queimadura na Paraíba.

Delineamento e Métodos

Estudo descritivo, documental e transversal. As informações sobre número de óbitos na Paraíba entre janeiro de 2011 e março de 2021 foram retiradas do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e submetidas à análise.

Resultados

Dentre os acometidos por grandes queimaduras na Paraíba, foi observado que os mais afetados são aqueles que estão em idade laboral e os mais idosos, contando que estão expostos a mais riscos devidos as suas funções e limitações, respectivamente. Em João Pessoa, este número é mais expressivo que Campina Grande, já que houveram 42 mortes de pessoas entre 20 à 40 anos e 34 mortes de pessoas acima dos 60 anos em João Pessoa. Em Campina foi observado que houve 24 mortes de pessoas entre 20 à 40 anos e apenas 9 mortes de pessoas acima dos 60 anos.

Conclusões/Considerações finais

Percebida a faixa etária mais acometida de óbitos por queimadura na Paraíba, foi percebido que o Estado não foge do padrão nacional, sendo assim, necessárias ações e campanhas educativas para o público alvo, de maneira que englobe os acidentes de trabalhos para os adultos jovens e os acidentes domésticos para os idosos.

Palavras-chave

Queimaduras. Idosos. Adulto Jovem

Área

Urgência e Emergência

Instituições

Famene - Paraíba - Brasil

Autores

RENAN BARACUHY CRUZ VIANA, Emilly Bruna Soares Rodrigues, Camilla Rolim Pagels, Ianny Costa Moura de Paiva, Nathalia Maria Menezes Fialho, Eduardo Walter Rabelo Dias Arruda