Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CARDIOMIOPATIA DE TAKOTSUBO: APRESENTAÇAO DE UM CASO CLINICO NO HOSPITAL E PRONTO SOCORRO PLATAO ARAUJO.

Fundamentação/Introdução

A cardiomiopatia de Takotsubo é uma rara entidade clinica que simula a sindrome coronariana aguda (SCA), evoluindo com enfraquecimento da parede do ventriculo esquerdo na ausência de coronariopatia. Apresenta similaridades com o infarto agudo do miocárdio, como dor torácica tipica e alterações eletrocardiográficas e elevação das enzimas cardíacas.

Objetivos

Descrever um caso clínico de uma paciente que evoluiu com Cardiomiopata de Takotsutbo num serviço terciário em Manaus.

Delineamento e Métodos

Mulher de 58 anos, história de hipercolesterolemia na dieta, osteoporose sendo tratada com cálcio e vitamina D. Após uma situação de estresse emocional, evoluiu com dor torácica e epigástrica tipo peso, associando náuseas e vômitos de 10 minutos de duração. A mesma procurou unidade básica de saúde, onde foi medicada com analgésicos e inibidores de bomba de prótons e posteriormente encaminhada para sua residência. No dia seguinte a paciente procura o Hospital e Pronto-socorro Platão Araújo referindo maior intensidade das dores em repouso. Foram realizados um eletrocardiograma (ECG), uma cineangiocoroniariografia e um ventriculograma com a finalidade de elucidar o diagnóstico.

Resultados

O ECG mostrou elevação do ST e a cineangiocoronariografia não evidenciou obstruções nas artérias coronárias esquerda e direita, na descendente anterior e na circunflexa. O ventriculograma do VE mostrou uma discinesia apical, acinesia do septo anterior e bases hipercontráteis. Após 17 dias de internação hospitalar, a paciente realizou ecocardiograma transtorácico onde foi observado a recuperação da função ventricular esquerda; evoluindo com melhoras nos sintomas relatados na admissão.

Conclusões/Considerações finais

A cardiomiopatia de Takotsubo é uma doença de causa desconhecida caracterizada por discinesia apical do ventrículo esquerdo e com clínica e ECG da síndrome coronariana. Geralmente suas causas estao relacionadas com o estresse emocional; possui um prognóstico da doença e com a recuperação da FEVE nos primeiros trinta dias após os sintomas. Dessa forma, esta doença deve ser considerada como um diagnóstico diferencial em dores torácicas. Portanto, em pacientes que evoluem com sintomas que simulam as SCAs, a utilização de protocolos clínicos que permitam que o estudo seja devidamente direcionado, direciona o tratamento dos mesmos, melhorando o seu prognóstico e sobrevida.

Palavras-chave

Cardiomiopatia de Takotsubo, Clínica médica, Manaus.

Área

Cardiologia

Instituições

UEA - Amazonas - Brasil

Autores

WUERLES BESSA BARBOSA