Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

DOENÇA PULMONAR POR MYCOBACTERIUM ABSCESSUS SSP ABSCESSUS: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

O complexo Mycobacterium abscessus compreende um grupo de micobactérias não tuberculosas (MNT) de rápido crescimento e com três subespécies caracterizadas: M. abscessus subsp. abscessus, M. abscessus subsp. bolletii e M. abscessus subsp. Massiliense. No Brasil, sua prevalência ainda não é bem estabelecida, visto a complexidade diagnostica e a ausência de notificação compulsória. Cursa com infecção pulmonar, cutânea ou de partes moles, podendo evoluir com doença pulmonar estrutural, especialmente em hospedeiros vulneráveis. O diagnóstico é realizado por cultura de secreção pulmonar, por vezes tardio, em virtude da semelhança do quadro clínico-radiológico com a tuberculose (TB) pulmonar.

Objetivos

Relatar caso de micobacteriose atípica em adulto de meia-idade.

Delineamento e Métodos

Mulher, 43 anos, sem comorbidades, admitida em enfermaria para investigação de dispneia progressiva aos mínimos esforços, tosse produtiva com expectoração amarelada, sudorese e febre vespertina há 1 mês. Apresentava-se emagrecida, taquidispneica, com sibilos e crepitações em bases pulmonares. Diagnosticada há 1 ano com TB pulmonar, sendo tratada com esquema padrão por 6 meses, evoluindo com sequela pulmonar como bronquiectasias e cavitações evidenciadas em tomografia de tórax prévia. Múltiplos internamentos hospitalares devido a quadro de infecções respiratórias de repetição, com baciloscopia, cultura de lavado broncoalveolar e teste rápido molecular para TB negativos e biopsia pulmonar apresentando processo inflamatório crônico necrotizante.

Resultados

Estudo tomográfico do tórax evidenciava cavitações bilaterais com paredes espessadas e níveis hidroaéreos, além de micronódulos centrolobulares e bronquiectasias no lobo médio e inferiores. Iniciada medidas para tratamento de descompensação infecciosa com vários esquemas de antibioticoterapia, porém paciente persistindo com piora clínica sendo amplificado espectro de antibiótico e associado a antifúngico. Após resultado contendo mycobacterium abcessus spp abscessus em cultura de biopsia transbronquica, foi iniciado tratamento alternativo para micobacteriose atípica com claritromicina, moxifloxacino e amicacina. Paciente evoluiu com significativa melhora do quadro, apesar de diagnóstico tardio.

Conclusões/Considerações finais

Com o aumento da incidência de MNT, faz-se necessário incluí-las no diagnóstico diferencial sempre que sintomas TB pulmonar for aventado, principalmente nos pacientes refratários ao tratamento.

Palavras-chave

Micobactérias não-tuberculosas; Mycobacterium abscessus; Pneumopatias.

Área

Pneumologia

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Alagoas - Brasil

Autores

CAMILA CINTHIA ARAUJO ALECIO, Maria de Fátima Alécio Mota, Sandra Márcia Omena Bastos, Maria de Lourdes Castro de Oliveira Figueiroa, Maysa Tavares Duarte de Alencar