Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

DEPRESSAO E SUICIDIO, DESAFIO NA SAUDE PUBLICA: UMA REVISAO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Fundamentação/Introdução

O suicídio é um dilema que nas últimas décadas vem crescendo bastante a nível mundial, afeta ambos os sexos, apesar dos homens apresentarem maior propensão a esse ato do que as mulheres. Essa forma de autodestruição possui diversas causas, entre elas a depressão. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, e, no Brasil, de cada cem mil habitantes, 11,4 mil morrem dessa forma. Já, segundo a OMS, o Brasil tem 5,8% da população que possui depressão, sendo um total de quase 12 milhões de brasileiros com esse quadro psíquico. O presente artigo busca discutir a associação do transtorno mental, como a depressão, e o suicídio como um desafio na saúde pública.

Objetivos

O presente artigo busca discutir a associação do transtorno mental, como a depressão, e o suicídio como um desafio na saúde pública.

Delineamento e Métodos

Foi realizado por meio de uma revisão integrativa de literatura. Em que, as bases de dados utilizadas para a pesquisa foram PubMed, SciELO e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os seguintes descritores “suicídio”, “depressão” e “saúde pública”. Feito isso, realizou-se a leitura analítica dos artigos e foram selecionados apenas aqueles que estavam de acordo com o tema norteador.

Resultados

O ato de se suicidar revela que mais de 90% dos casos está ligado a um transtorno mental, o qual a depressão é um dos que mais contribui para essa prática. Além disso, profissionais que já atenderam vítimas de uma tentativa de suicídio devem encaminhar essas pessoas, após o ocorrido, para serviços de acompanhamento a saúde mental, pois dados da OMS confirmam possibilidades de recidiva na tentativa dessa atitude.

Conclusões/Considerações finais

Dessa forma, é necessário tratar de uma maneira mais vigorosa e eficaz a depressão, visto que por muitas vezes ela é tratada como tabu pela sociedade, o que leva ao extremismo que é o suicídio.

Palavras-chave

Depressão; Saúde Pública; Suicídio.

Área

Psiquiatria

Instituições

Centro Universitário de João Pessoa - Paraíba - Brasil, Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba - Paraíba - Brasil, Faculdade São Francisco de Barreiras - Bahia - Brasil

Autores

DIEGO FIGUEIREDO MACEDO SECUNDO, CAIQUE TAVARES RIBEIRO de CASTRO e SILVA, RODRIGO JOSE MELO DO ESPÍRITO SANTO, SANTÍLIA TAVARES RIBEIRO DE CASTRO E SILVA, João Pedro Araújo Marques Porto de Carvalho, DANIEL FIGUEIREDO MACEDO SECUNDO