Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

POSSIVEIS MECANISMOS DE LESAO RENAL AGUDA NA COVID-19

Fundamentação/Introdução

A COVID-19 é uma doença sistêmica com rápida evolução para fase hiperinflamatória. Nessa circunstância, ocorre resposta imunológica exacerbada, (do tipo linfo-histiocitose hemofagocítica), determinando à infiltração de citocinas no parênquima pulmonar. Além do comprometimento do sistema respiratório, ocorrem injúrias em outros órgãos, destacando-se a Lesão Renal Aguda (LRA).

Objetivos

Identificar as evidências científicas disponíveis acerca dos possíveis mecanismos de LRA decorrente da Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2).

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo de revisão integrativa, com caráter retrospectivo, a partir de produções científicas coletados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e em bases indexadas no PubMed, realizada de janeiro a julho de 2020. A amostra foi composta por 8 artigos que correspondem ao objetivo do estudo.

Resultados

A infecção por SARS-CoV-2 pode causar inflamação pulmonar e sistêmica, levando à disfunção de múltiplos órgãos. Isso ocorre devido a interação do vírus com as células do hospedeiro, através dos receptores da enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2), facilitando a replicação viral e desencadeando a resposta inflamatória do hospedeiro. O possível mecanismo de disfunção renal refere-se aos efeitos citopáticos da SARS-CoV-2 nos podócitos e túbulos retos proximais, determinando a LRA. Além disso, evidências apontam dano renal imunomediado como causa da lesão, sendo este o segundo possível mecanismo. Por fim, o status de gravidade associa-se a susceptibilidade à sepse e ao choque séptico, o que pode aumentar a ocorrência ou agravamento da LRA.

Conclusões/Considerações finais

A SARS-CoV-2 frequentemente entra na célula através da ligação ao receptor ECA2, extensamente difundido nas células epiteliais alveolares humanas e em muitos tecidos extrapulmonares. Evidencia-se alta expressão desse receptor em células renais, sugerindo que elas sejam um potencial alvo.

Palavras-chave

Acute Kidney Injury; ; Inflamação; COVID-19.

Área

Medicina Intensiva

Instituições

Faculdade de Medicina de Olinda - Pernambuco - Brasil, Faculdade Pernambucana de Saúde- FPS - Pernambuco - Brasil

Autores

LAYS SANTANA FREITAS, Julia Siqueira Fernandes Silveira, Dener Geruso Costa Mascarenhas, Ana Madalena Leite de Carvalho, Amanda Carla de Almeida Oliveira, Eduardo Figueiredo de Alencar