Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

BRONQUIECTASIAS NAO FIBROCISTICAS - RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Bronquiectasia consiste na dilatação brônquica irreversível, notada em tomografia de tórax (TC).Condições congênitas e adquiridas estão relacionadas ao aparecimento da doença, devido à interação entre agressão ambiental e um indivíduo com pulmões suscetíveis.

Objetivos

Sistematizar o conhecimento sobre bronquiectasias, definindo causa, diagnóstico e tratamento.

Delineamento e Métodos

JDCJ,masculino,25 anos, negro, transferido de sua cidade de origem onde esteve por 35 dias em tratamento de pneumonia e asma, sem melhora clínica após 2 ciclos de antibióticos. Foi submetido a TC de tórax, com imagem sugestiva de abscesso pulmonar, associado à quadro de febre, mal estar, dor torácica e hemoptise.Realizou 2 baciloscopias no escarro,negativas.Asmático desde a infância e há 7 anos apresenta tosse produtiva.Internação após nascimento por quadros respiratórios,submetido ao teste do suor.Uso irregular de Clenil 400 mcg e Aerolin 100 mcg de resgate. Nega tabagismo e etilismo.Trabalhou em olaria há 7 anos. Apresentava ao exame físico roncos bilaterais em bases pulmonares. Laboratório mostrava eucocitose de 12.280 com 8% de bastões, HBA1C 11,2 e CH50 127.Sorologias, BAAR,TSH,imunoglobulinas e complementos normais. Foi iniciado Piperacilina+Tazobactam e nova tomografia de tórax mostrava múltiplas e extensas bronquiectasias císticas e cilíndricas nos lobos inferiores de ambos os pulmões, algumas das quais de parede espessada e com conteúdo líquido espesso, inferindo broncopatia inflamatória. Mínimo derrame pleural à direita, com atelectasia restritivas do parênquima pulmonar adjacente.Realização posterior de broncoscopia,com sinais de inflamação em LIE e LID. BAAR: negativo,fungos(tinta Nanquim):negativo e cultura do líquido pleural:em andamento.

Resultados

A bronquiectasia é diagnosticada pela presença de dilatações brônquicas não reversíveis na TC de torax, de modo que esse é o exame necessário para confirmar o diagnóstico.As causas e condições associadas devem ser pesquisadas em seguida.Apesar da falta de medicações aprovadas para o tratamento de pacientes com bronquiectasias,diversas drogas e estratégias têm benefícios na melhora da qualidade de vida e de desfechos clínicos.Das medicações, os macrolídeos são a droga de escolha.

Conclusões/Considerações finais

Bronquiectasias são cada vez mais diagnosticadas utilizando a TC de tórax, sendo importante pensar no diagnóstico e nas causas associadas,para tratamento adequado conforme a apresentação clínica.

Palavras-chave

Bronquiectasias, tomografia computadorizada, baar

Área

Pneumologia

Instituições

Hospital Maternidade Therezinha de Jesus - Minas Gerais - Brasil

Autores

FERNANDA MORAIS DE AZEVEDO FERNANDES, Carolina Cadinelli Vieira, Simone Fernandes Nogueira, Rafaela Clara Resende da Silva, Cláudia Caroline Soares Oliveira de Carvalho, Silmara Machado