Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS: ESCORPIONISMO NO MUNICIPIO DE BARREIRAS - BA

Fundamentação/Introdução

Acidentes por animais peçonhentos é um problema de saúde pública por sua frequência e gravidade, sendo causa importante de morbimortalidade no mundo. Os acidentes por serpentes, escorpiões e aranhas são os que mais ocorrem com aproximadamente 115.000 casos por ano no Brasil, sendo os acidentes escorpiônicos os mais frequentes e destaca-se a Bahia como terceiro estado com maior número de agravos.

Objetivos

OBJETIVOS. Descrever o perfil epidemiológico dos acidentes escorpiônicos no município de Barreiras - BA.

Delineamento e Métodos

Tratou-se de um estudo epidemiológico descritivo, de caráter quantitativo sobre os acidentes causados por escorpiões ocorridos no Município de Barreiras – BA. Foram utilizados dados secundários coletados do Sistema de Informação de Agravo e Notificação (SINAN) por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). O recorte temporal foi de 2014 a 2016.

Resultados

Foram notificados no SINAN no período supracitado, 484 casos de acidentes por animais peçonhentos no município, sendo 349 causado por escorpiões. Quanto ao número de casos por ano, em 2016 teve o maior número (154), seguido por 2014 (136) e em 2015 (59). Os acidentes predominaram no sexo feminino, alcançando 58,45% (204). Em relação à classificação dos acidentes, foram notificados apenas 4 casos graves nesse período. Assim, ao analisar tais dados, notou-se um aumento crescente de casos de escorpionismo nos dois últimos anos analisados (2015-2016).

Conclusões/Considerações finais

O escorpionismo é um agravo negligenciado e emergente no Brasil, não somente em áreas urbanas, mas em municípios de pequeno porte com ampla área rural. Portanto, nota-se a necessidade de medidas de controle e políticas de prevenção baseadas nas informações epidemiológicas e direcionadas para esta problemática, como atividades de educação em saúde que estimulem a proteção individual voltada principalmente aos trabalhadores agropecuários, já que é um setor de grande movimentação econômica no município de Barreiras.

Palavras-chave

Acidentes; Animais venenosos; Epidemiologia.

Área

Clínica Médica Geral

Instituições

Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba - Paraíba - Brasil, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - Ceará - Brasil, Faculdade São Francisco de Barreiras - Bahia - Brasil

Autores

DIEGO FIGUEIREDO MACEDO SECUNDO, Caique Tavares Ribeiro de Castro e SILVA, Rodrigo José Melo do ESPÍRITO SANTO, Santília Tavares Ribeiro de Castro e SILVA, Saulo Barreto Martins de MELO, Beatriz Alacantara SILVA