Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

NEURO BEHÇET: RELATO DE CASO E A IMPORTANCIA DE UMA ANAMNESE DETALHADA

Fundamentação/Introdução

A doença de Behçet é uma doença inflamatória multissistêmica de causa desconhecida descrita pela tríade de úlceras orais, úlceras genitais e uveíte. Entretanto, pode afetar pele, mucosa, articulações, pulmões e sistema nervoso. Neste último caso, chamado Neuro Behçet, o sistema nervoso central pode estar envolvido de duas formas: através de uma meningoencefalite imunomediada, que envolve predominantemente o tronco cerebral ou como consequência da trombose nos seios venosos durais

Objetivos

Descrever complicação neurológica em doença multissistêmica e mostrar a importância da anamnese para ajudar a fechar os critérios diagnósticos de uma doença que não possuiu um marcador específico

Delineamento e Métodos

Relato de caso de paciente atendida no pronto-socorro de um hospital terciário em São Paulo, sexo feminino, 31 anos, apresentando cefaléia hemicraniana esquerda pulsátil, fotofobia, fonofobia, náuseas e vômitos. Antecedentes de obesidade mórbida e migrânea sem aura. Ao exame físico, apresentava-se vigil, consciente, orientada, fala disártrica, hemiparesia incompleta à direita e dismetria index-nariz à direita.

Resultados

A análise do líquor mostrou 572 células (86% de neutrófilos), 35 mg/dl de proteínas, 51mg/dl de glicose e bandas oligoclonais ausentes. VHS 140 mm/H e PCR 2,5 mg/L. Na ressonância magnética de crânio, foi visualizado hipersinal T2/FLAIR no mesencéfalo e ponte, mais intenso à esquerda, com realce periférico e efeito tumefativo. Diante disso, foi realizada nova anamnese, sendo relatada a presença de úlceras orais e vaginais de repetição, informação esta omitida pela paciente no início do quadro. Por meio destas evidências, levantou-se a suspeita de Neuro Behçet e foi iniciada pulsoterapia com Metilprednisolona por cinco dias. Houve melhora significativa dos sintomas e regressão considerável da lesão no tronco vista na RM. Sendo assim, com base na historia clínica, exames complementares e a dramática resposta ao corticoide, foi fechado o diagnóstico de Neuro Behçet.

Conclusões/Considerações finais

O presente caso reitera a importância de uma anamnese completa mesmo em situações de pronto-socorro. É importante esmiuçar não só a história da doença atual, como também abordar no interrogatório sistemático temas que são consideradas tabus, como queixas ginecológicas, caso da paciente, mas também queixas sexuais, psiquiátricas, dentre outras. Assim, evita-se a chance de negligenciar etapas que possam esclarecer o diagnóstico das doenças.

Palavras-chave

Neuro-behçet; Doença de Behçet; Anamnese

Área

Neurologia

Instituições

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

RICIA MEDEIROS PALMEIRA DE ARAUJO, RAISSA MEDEIROS PALMEIRA DE ARAUJO, THIAGO MEDEIROS PALMEIRA DE ARAUJO