Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ANEMIA: RECONHECIMENTO E DIAGNÓSTICO ETIOLÓGICO POR ESTUDANTES DE MEDICINA E MÉDICOS EM CLÍNICA ESCOLA

Fundamentação/Introdução

A anemia é uma condição clínica caracterizada por níveis de hemoglobina abaixo do considerado normal. Apresenta alta taxa de prevalência em todo o mundo, sobretudo em países subdesenvolvidos, sendo considerada um problema de saúde pública mundial. O fato de possuir diversas etiologias e inúmeras complicações, em sua maioria evitáveis, ratifica a importância do diagnóstico a fim de estabelecer o tratamento adequado.

Objetivos

Avaliar estudantes de Medicina e médicos quanto a capacidade de reconhecer a presença e o tipo de anemia através de exames laboratoriais, bem como identificar as dificuldades no diagnóstico preciso da anemia.

Delineamento e Métodos

Estudo quantitativo, de corte transversal e caráter descritivo. Após aprovação do projeto pelo comitê de ética em pesquisa, docentes com formação médica, e estudantes a partir do 7º semestre de uma clínica escola de Salvador-BA, responderam um questionário com base nos dados de um hemograma, o qual possibilitava o diagnóstico de anemia e a classificação do tipo correspondente. A análise dos resultados e a criação das tabelas foram feitas através dos Softwares Excel e Word 2010, respectivamente.

Resultados

Participaram da pesquisa 60 indivíduos, dos quais 17 médicos e 43 estudantes de Medicina. Não houve diferença significativa das respostas entre os dois grupos, nem quando comparada uma anemia com a outra. Dentre as alternativas, a hemoglobina (Hb) foi a mais marcada, considerada pela maioria (95%) um parâmetro necessário para o diagnóstico da anemia. Porém, quando as respostas dos questionários foram avaliadas na íntegra, foi constatado que as alternativas que permitiriam distinguir o tipo de anemia, suas etiologias correspondentes, seu tratamento adequado e as patologias que fariam diagnóstico diferencial foram pouco assinaladas.

Conclusões/Considerações finais

Os resultados mostraram que apesar do grupo de estudo ter sido capaz de reconhecer baixo nível de Hb como indicativo de anemia, a falta de avaliação dos índices hematimétricos resultou na condução clínica inadequada.

Palavras-chave

Anemia; Erros de diagnóstico; Hemograma.

Área

Hematologia

Instituições

UNIFTC SALVADOR - Bahia - Brasil

Autores

AMANDA GABRIELA OLIVEIRA SILVA, LORENA ARAUJO , HUGO RODRIGUES CARVALHO SILVA