Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

MENINGITE VIRAL ASSOCIADO À SÍNDROME DE RAMSAY-HUNT: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A síndrome de Ramsay-Hunt é uma rara complicação decorrente da reativação do Vírus Varicela-Zóster (VVZ) latente no gânglio geniculado do nervo facial, com subsequente acometimento do nervo vestibulococlear. Tal condição é caracterizada por paralisia facial ipsilateral, otalgia, e vesículas no canal auditivo e no pavilhão auricular. Essa síndrome acomete mais imunodeprimidos e idosos. E tem como complicações: meningite, encefalite e mielite, por exemplo. Ademais, pode causar sequelas quanto à paralisia facial, com taxas aumentadas de denervação neural tardia e baixa probabilidade de recuperação completa. Seu tratamento é baseado no uso de antivirais (aciclovir ou valaciclovir) e glicocorticóides.

Objetivos

Relatar caso de síndrome de Ramsay-Hunt, ressaltando a sua identificação e a importância de tratamento efetivo e precoce. Objetivando assim, evitar complicações e sequelas.

Delineamento e Métodos

Paciente, sexo masculino, 58 anos, previamente hígido, no dia 17/01/2020, apresentou otalgia em queimação com presença de pápula eritematosa em conduto auditivo esquerdo. Após dois dias, evoluiu com aparecimento de pápulas e vesículas em maior número associado à febre (39ºC). Cerca de 5 dias após o início das lesões, apresentou paralisia facial periférica à esquerda. Fez uso de prednisona (20mg), azitromicina (500mg) e aciclovir (200mg), prévios à internação.

Resultados

Deu entrada no pronto socorro, no dia 26/01/2020, evoluindo com cefaléia nucal, há 5 dias, sem irradiação, intensa, sem melhora com analgésicos e associada a náuseas e novos episódios de febre (não aferida). Ao exame físico, encontrava-se consciente e orientado, com rigidez nucal presente, sinais de Brudzinski e Kernig negativos. Anti-HIV 1 e 2 não reagente. Realizou punção lombar: Líquor incolor, límpido, com 183 células/mm³ (98% mononucleares, 2% polimorfonucleares), glicose de 64 mg/dL e proteínas de 50mg/dL. Foi internado e iniciou-se Aciclovir 1mg/kg/dose, endovenoso, 3 vezes ao dia, evoluindo com melhora clínica. Realizou acompanhamento fisioterápico, apresentando resolução da paralisia facial.

Conclusões/Considerações finais

A Síndrome de Ramsay Hunt é um quadro raro causado pela reativação do VVZ. O diagnóstico é clínico. E pode apresentar complicações potencialmente graves e sequelas. Assim, é necessária atenção na investigação clínica, a fim de avaliar as queixas do paciente, englobando em toda a gama de diagnósticos, e evitando, portanto, atrasos no diagnóstico, conduta e mau prognóstico.

Palavras-chave

Meningite; Ramsay-Hunt; Herpes Zoster; Otalgia.

Área

Infectologia

Instituições

Hospital Giselda Trigueiro - Rio Grande do Norte - Brasil, Universidade Potiguar (UnP) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

GABRIELLI GUEDES DE OLIVEIRA GURGEL, Carolina de Azevedo Silva Coelho, Renata Assis Cardoso, Rodrigo Assis Cardoso, Rosane Nayara de Medeiros Alves Fernandes, Eduardo Teodoro Gurgel de Oliveira