Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

SARCOIDOSE TORÁCICA: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Introdução:A sarcoidose é uma doença inflamatória multissistêmica com etiologia ainda desconhecida.Seu diagnóstico se dá pelo reconhecimento das características clínicas, imaginológicas e histológicas, além da exclusão de outras doenças granulomatosas.A doença apresenta geralmente prognóstico favorável,com progressão para resolução espontânea,em cerca de 60-85% dos doentes.O tratamento da sarcoidose tem como objetivos a prevenção e o controle da deterioração orgânica,alívio sintomático e melhoria da qualidade de vida.Diagnóstico precoce e tratamento sistêmico podem prevenir complicações futuras.

Objetivos

Objetivo:Descrever caso clínico de uma paciente com sarcoidose, apresentando infiltrado pulmonar intersticial difuso e dispneia progressiva.

Delineamento e Métodos

Descrição do caso:JSA, feminino,40 anos,negra,auxiliar de saúde bucal, história de dispnéia progressiva, atualmente aos médios esforços e tosse seca esporádica,inicio há 3 meses. Negava comorbidades.Não tabagista. Ao exame nódulos cutâneos palpáveis em ambos membros superiores, sem outras alterações.Radiografia de tórax: infiltrado pulmonar intersticial difuso e bilateral. Eletrocardiograma, ecocardiograma, enzima conversora de agiotensina, hemograma e marcadores de função hepática sem alterações.Teste tuberculínico não reator. Tomografia computadorizada de tórax: múltiplas e incontáveis opacidades nodulariformes com densidade de partes moles de padrão misto, com predominância intersticial e acometimento cisural e subpleural,extensas áreas de opacidade com atenuação em vidro fosco e múltiplas linfonodomegalias mediastinais e hilares. Biópsia de linfonodo no ângulo venoso: linfadenopatia granulomatosa não caseosa, compatível com sarcoidose.Espirometria: distúrbio ventilatório restritivo moderado

Resultados

Iniciado tratamento com prednisolona, evoluindo com melhora clínica e desaparecimento dos sintomas

Conclusões/Considerações finais

Conclusão:A sarcoidose consiste em doença inflamatória,com comprometimento pulmonar em mais de 90% dos casos e sintomatologia muito variável.Manifestações respiratórias mais frequentes incluem tosse, dispneia e dor torácica.Os corticosteroides são considerados o tratamento de primeira linha. Como se trata de doença multissistêmica com apresentação clínica variável e sem marcador específico,torna-se de suma importância que clínicos e pneumologistas estejam familiarizados com os achados sugestivos da sarcoidose, afim de se obter o diagnóstico e iniciar a terapêutica o mais precocemente possível.

Palavras-chave

Sarcoidose; Torácica; Infiltrado pulmonar

Área

Pneumologia

Instituições

Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus (HMTJ) - Minas Gerais - Brasil

Autores

RHAISSA DUTRA DINIZ E VIEIRA, Cláudia Caroline Soares Oliveira de Carvalho, Simone Fernandes Nogueira, Carolina Cadinelli Vieira, Gabrielle Maluf Souza, Silmara Machado