Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ENCEFALOPATIA HEPÁTICA EM PACIENTE COM FURUNCULOSE EM REGRESSÃO: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Introdução: A encefalopatia hepática (EH) abrange manifestações neuropsiquiátricas associadas à hepatopatia aguda ou crônica. A maioria dos pacientes possui, além da deterioração da função hepática, um fator precipitante associado. Os mais comuns são: alcalose hipocalêmica, infecções e episódios de constipação. A terapêutica efetiva exige a rápida identificação das causas precipitantes e o correto manejo das peculiaridades de cada paciente, sendo imprescindível uma avaliação clínica minuciosa para englobar todos os fatores que possam estar influenciando o quadro.

Objetivos

Objetivos: Descrever o caso de um paciente com encefalopatia hepática associada a furunculose em regressão, frisando a importância de um exame físico completo para a elucidação diagnóstica e terapêutica eficiente.

Delineamento e Métodos

Descrição do caso: Paciente masculino, 70 anos, hipertenso, diabético e hepatopata crônico, deu entrada em um serviço de pronto-atendimento apresentando confusão mental, astenia em membros inferiores e flapping positivo, sugerindo encefalopatia hepática. A anamnese eliminou história atual de infecções e de episódios de constipação, e o exame físico apresentou-se inocente. Dos exames laboratoriais, os seguintes dados foram significativos: glicemia de 470mg/dl, fosfatase alcalina de 370U/L e Gama glutamil transferase de 153 U/L. O paciente foi medicado com lactulose, insulina regular e complexo B e encaminhado para um hospital de maior porte para realizar uma investigação mais aprofundada do quadro apresentado.

Resultados

Nesse serviço foram realizados exames laboratoriais, bioquímicos e de imagem que não demonstraram alterações consideráveis. Um novo exame físico foi executado e evidenciou uma furunculose em regressão na região dorsal do paciente. Após início da antibioticoterapia com amoxicilina e clavulanato, o paciente apresentou melhora clínica e foi encaminhado para o ambulatório da hepatologia.

Conclusões/Considerações finais

Considerações finais: Na medicina atual, temos diversos recursos laboratoriais e de imagem que nos auxiliam dentro da definição diagnóstica, contudo não podemos priorizar essas medidas em detrimento do grande pilar da medicina que é o exame clínico. Este trabalho evidencia a importância de realizar uma avaliação clínica completa, a fim de obter uma visão integrada do enfermo e de seu processo saúde-doença, evitando gastos desnecessários com exames complementares, internação hospitalar prolongada e terapêuticas ineficientes.

Palavras-chave

Palavras-chave: Encefalopatia Hepática; Furunculose; Exame Físico.

Área

Gastroenterologia

Instituições

FAMENE - Paraíba - Brasil, UFPB - Paraíba - Brasil

Autores

BRENDA HELEN ALBUQUERQUE DE ARAUJO, Rômulo Gioia Santos Júnior, José Roberto Ribeiro Neves Filho, João Victor Bezerra Ramos, Ana Raquel Fernandes Rodrigues, Luana Ferreira Leite Araújo