Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA TRAUMÁTICA CRÔNICA SIMULANDO HIDROPNEUMOTÓRAX HIPERTENSIVO

Fundamentação/Introdução

Lesões traumáticas do diafragma não diagnosticadas na fase aguda do trauma poderão evoluir tardiamente com encarceramento, obstrução ou necrose de vísceras abdominais herniadas para o tórax. A falha no diagnóstico destas lesões pode resultar em uma hérnia diafragmática crônica, com vísceras encarceradas no tórax e alto potencial de morbimortalidade. Nesta condição, a gravidade da sintomatologia clínica e suas complicações podem evoluir, simulando efeitos fisiológicos semelhantes a um pneumotórax hipertensivo.

Objetivos

Relatar um caso de hérnia diafragmática traumática crônica que deu entrada no pronto socorro, simulando quadro de hidropneumotórax hipertensivo.

Delineamento e Métodos

Paciente sexo masculino, 40 anos, admitido no pronto socorro com quadro de insuficiência respiratória aguda associada a dor de forte intensidade no hemitórax esquerdo e abdome superior, a náuseas e vômitos. Relatava episódios intermitentes de sintomatologia similar, embora moderada, há um ano, antecedentes de trauma torácico contuso há 2 anos e ferimento por arma branca na base do hemitórax esquerdo há 10 anos, todos tratados sem intervenção cirúrgica. Admitido na emergência de um outro hospital com hipotensão, murmúrio vesicular abolido no hemitórax esquerdo; uma radiografia demonstrou imagem hidroaérea extensa no hemitórax esquerdo com colapso pulmonar e desvio contralateral do mediastino. Diagnosticado hidropneumotórax hipertensivo, foi submetido em caráter emergencial a uma toracostomia com drenagem pleural fechada à esquerda com saída de secreção sanguinolenta escura, tendo evoluído com estabilização do quadro. A seguir, foi realizada uma tomografia que evidenciou imagens hidroaéreas persistentes no hemitórax esquerdo, sugerindo hérnia diafragmática encarcerada. Encaminhado ao nosso hospital, foi tratado de forma definitiva com laparotomia mediana, correção de hérnia diafragmática crônica encarcerada e retirada do dreno torácico previamente colocado. Teve evolução pós operatória sem intercorrências.

Resultados

.

Conclusões/Considerações finais

Hérnias diafragmáticas traumáticas crônicas com encarceramento e obstrução intestinal ocasionam graves repercussões fisiológicas com dificuldades no diagnóstico, tratamento e alta morbimortalidade. Descrevemos aqui um caso simulando hidropneumotórax hipertensivo. O relato trouxe à luz o perigo dessa confusão diagnóstica e a importância da suspeição clínica de uma hérnia diafragmática em pacientes com história prévia de trauma.

Palavras-chave

Hérnia diafragmática; Trauma; Hidropneumotórax hipertensivo.

Área

Urgência e Emergência

Instituições

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

RAFAEL FERNANDES CAVALCANTE, ALYSSA EVELYN OLIVEIRA DA SILVA, HENRIQUE JOSÉ DA MOTA